O método IntraAct é baseado em anos de observação de processos de alfabetização e validado por estudos científicos da neurociência cognitiva. Leva para a sala de aula o conhecimento de como o cérebro aprende a ler e escrever. É um método prático que dá oportunidade para que cada estudante experimente êxito individual, preparando-o cognitivamente para vencer as dificuldades inerentes da alfabetização.
Missão
Abrindo uma janela para o mundo – pela alfabetização de crianças, jovens e adultos.
Visão
Ser o método-referência de alfabetização no Brasil.
Valores
Compromisso com a Verdade na formação de leitores proficientes.
O método IntraAct preconiza que todos são capazes de aprender, no seu ritmo e no seu tempo, onde o lema “Nenhum a menos” passa ser um refrão entoado em todas as unidades escolares. Uma janelinha que abre outras tantas janelas na vida das crianças, de maneira inclusiva, que iniciam o movimento de adentrar no universo tão encantador da leitura e da escrita.
Irene Mendes Duarte
Programa Alfabetiza Alta Floresta – SME/AF
Adriana Cappellari
A experiência de trabalhar o material do método IntraAct com um senhor de 66 anos de idade e poder contribuir para que ele avance em sua aprendizagem está representando um momento de grande riqueza para mim, como ser humano e professora alfabetizadora. Isso me possibilitou perceber que devemos sempre buscar novas metodologias para ensinar e auxiliar os nossos alunos a aprender, desvendando a leitura de forma a contribuir para um mundo um pouco melhor. Gratidão a todos que, de uma maneira ou outra, auxiliaram para que esse método IntraAct chegasse aqui no Brasil.
Adriana Maria Marques Cappellari
Escola Estadual 19 de Maio e Colégio Alta Floresta
Luciana & Andrea
Ver a alegria das crianças com boa e excelente leitura, dentro de um processo dinâmico, sem exclusão, sem constrangimento, sem punição, isso não tem preço. Alfabetizar com amor é a receita do sucesso. Alfabetizar com o Método IntraAct Brasil é a certeza de que não haverá nenhum aluno a menos.
Luciana Amaral Machado
Andrea Viana de Souza
Departamento de Políticas Pedagógicas – SME
Anieli Barbosa
A adoção do método IntraAct como estratégia no plano de intervenção, trouxe resultados exitosos para a turma do 1° ano B da escola (…) Os alunos que integram a atual turma do 1° ano estão vindo de um período pós-pandêmico, que impossibilitou o pleno desenvolvimento das habilidades precursoras da alfabetização. Ainda que estando inseridas nesse contexto, as crianças conseguiram avançar, mesmo as que não estão lendo, pois nessas foi notória a presença de habilidades de consciência de sons, de sílabas e palavras sendo desenvolvidas, além de noções de direcionamento, entendendo que os textos apresentam uma estrutura que necessita ser obedecida, no âmbito da leitura e escrita.
Anieli Barbosa
Escola Estadual Professora Marines Fátima de Sá Teixeira
Alberto Dias
No decorrer da minha vida docente, trabalhei com diversos métodos de alfabetização, mas nenhum foi tão eficaz quanto o método IntraAct Brasil. Método esse embasado em estudos científicos da Neurociência Cognitiva.
Alberto de Sousa Dias
Programa Alfabetiza Alta Floresta – SME
Cássia Dall’Igna
O processo de alfabetização é sem dúvida um momento bem importante para nossas crianças e aqui quero estender este período até a formação do leitor proficiente. Muito se caminhou para compreender a melhor forma de conduzir o aprendiz nesta descoberta mágica da palavra desvelando um mundo repleto de possibilidade que a leitura proporciona. A escola, sem dúvida, precisa se aprimorar para dar conta desta tarefa. Nesse sentido, o investimento humano e financeiro num programa com um método incrível como o IntraAct, fundamentado pela Neurociência, faz toda diferença.
Cássia Aparecida da Silva Dall’Igna
Programa Alfabetiza Alta Floresta – SME
Márcia Pasuch
O IntraAct é um método fônico para ensinar a ler, foi estruturado de maneira simples e de fácil compreensão. Foi criado por professores e terapeutas para atender às crianças que apresentassem dificuldade no processo de apropriação da leitura e da escrita. Assim sendo, a leitura do material de apoio ao professor do método IntraAct mostra que as autoras buscaram respostas para a questão: como a criança aprende? Quais as evidências dadas pela ciência nas últimas décadas no que se refere à alfabetização? E, a partir dos conhecimentos ofertados pela Neurociência cognitiva é que o método foi estruturado.
Márcia Cristina Machado Pasuch
Escola Estadual Dom Bosco
Irene & Carmélia
O método IntraAct baseia-se em anos de observação de processos de alfabetização e, também, em estudos científicos da neurociência cognitiva. Leva para a sala de aula o conhecimento da neurociência aplicada, com uma proposta de alfabetização que respeita o funcionamento do cérebro do aprendiz, ou seja, o funcionamento interno do ser humano. É um método prático que concede oportunidade para que o aprendiz experimente êxito individual, concedendo graus de dificuldades definidos sob medida para sua aprendizagem. Assim, o método repousa no princípio da simplicidade, para que os objetivos do aprendiz sejam atingidos sob as circunstâncias do aprendizado, despertando em suas emoções a capacidade, a autonomia e a segurança para exercitar o conhecimento adquirido, também, em circunstâncias cotidianas.
Irene Mendes Duarte
Carmélia Silva de Santana
Carolina Ortiz Costa Franco de Souza
Programa Alfabetiza Alta Floresta – SME/AF