Nosso método

O IntraAct é um método de alfabetização desenvolvido pela psicóloga social, especialista em crianças e adolescentes, Uta Streit, e o pedagogo de terapia comportamental, Dr. Fritz Jansen, ambos com mais de 30 anos de atuação e experiência em universidades e clínicas da Alemanha. O método IntraAct foi desenvolvido para alfabetizar crianças com atraso no neurodesenvolvimento, como dislexia, TDAH e autismo, e quando aplicado com crianças sem dificuldades de aprendizagem, demonstrou resultados surpreendentes.

Como funciona o método IntraAct e quais as suas principais vantagens?

Formação

Oferecemos formação para educadores implementarem o método IntraAct. Desta forma, proporcionamos a aplicação eficiente e segura do método, aumentando as chances de sucesso na alfabetização infantil, que ocorre no prazo médio de 4 a 5 meses.

Método interativo

O método IntraAct é interativo, acessível para múltiplas necessidades. Ele estabelece uma relação simbiótica, em que ocorre troca instantânea entre professor e aluno, conduzindo o processo de aprendizagem de forma simples, correta e clara, não só da leitura e da escrita, como também de outras áreas do conhecimento.

Resultados em curto e longo prazos

O método nos traz a compreensão de que quando o cérebro aprende, todo conteúdo novo fica na memória de curto prazo. Para que o aprendizado siga seu caminho para a memória de longo prazo e seja automatizado, usamos duas estratégias didáticas que precisam ser respeitadas: o mesmo impulso e a repetição.

Precisão e velocidade na alfabetização

A introdução gradual do som de cada letra no processo de alfabetização vai ampliando o conhecimento, elevando a compreensão e zelando pela maneira como o cérebro aprende. A apresentação das letras tem uma sequência lógica, em que cada parte está ligada a outra e é ordenada pela facilidade fonética.

Especialização de neurônios que leem e escrevem

A leitura e a escrita precisam ser automatizadas, tornando necessárias a concentração, a atenção e a repetição. O método IntraAct é aplicado através da utilização da repetição para que o aluno fixe os sons e os grafemas de cada letra, na região do cérebro que os especialistas chamam de caixa de letras.

Metodologia com resultados comprovados na prática

O Método IntraAct tem sido aplicado com resultados excepcionais, em que 96% das crianças submetidas a ele foram alfabetizadas com sucesso em apenas quatro meses, sempre respeitando o funcionamento e o desempenho do cérebro da criança, de maneira individual.

O que diferencia o IntraAct de outros métodos de alfabetização?

O método IntraAct é um sistema de alfabetização desenvolvido com base na Neurociência Pedagógica, respeitando o funcionamento do cérebro. Diferente de outros métodos, a ordem de apresentação das letras, da leitura e da escrita se baseia na facilidade de articulação dos sons, e não no abecedário, evitando iniciar com vogais antes das consoantes. Para evitar sobrecarregar o cérebro, o método introduz blocos de 4 letras de cada vez, começando com sons sem oclusões e aumentando a complexidade conforme o aluno progride.

Além disso, o IntraAct utiliza a “janelinha de leitura” para aumentar o foco e a concentração. A limpeza da memória de curto prazo é realizada com elementos visuais coloridos, estimulando a assimilação pela memória de longo prazo. Desde os primeiros contatos, o método integra letras maiúsculas e minúsculas para que a flexibilização seja automatizada. A repetição é usada como instrumento de aprendizado, e pseudopalavras (palavras sem significado) são empregadas para exercitar a união de letras e sílabas, automatizando primeiro a leitura para depois introduzir o significado das palavras.

A evolução para frases e textos ocorre apenas após a completa assimilação da formação de palavras e seus significados, garantindo maior clareza e capacidade cerebral para a interpretação de textos. O método estabelece um vocabulário básico e seguro com ortografia correta através da memorização visual promovida pela Visual Word Form Area.

Neurociência aplicada

O método respeita fielmente o funcionamento do cérebro, uma realidade que muitos métodos atuais não consideram. As evidências da Neurociência, que dão suporte ao método, revelam que o processamento da linguagem e o processamento do significado ocorrem em dois sistemas distintos, a leitura inicialmente sem o significado até que a palavra se encontre gravada no léxico ortográfico. Ou seja, a leitura e a escrita precisam ser automatizadas pelo aprendiz. Para tanto, é preciso que haja concentração, atenção e repetição. Automatizar é uma das habilidades mais inteligentes do ser humano, requisito imprescindível para as outras habilidades, como ser criativo, pensar e descobrir.

Assim, o método é aplicado utilizando a repetição para que o aprendiz aprenda os sons (fonemas) aos símbolos (grafemas) correspondentes, na região do cérebro que os especialistas chamam de “caixa de letras” ou, no termo científico, “Visual Word Form Area” (VWFA). O neurocientista da Universidade de Tübingen/Alemanha, Instituto de Psicologia Médica e Neurobiologia Comportamental, Prof. Dr. Niels Birbaumer, quem analisou o método, afirma: “O programa de aprendizado e os materiais didáticos descritos aqui são baseados nas melhores teorias psicológicas gerais comprovadas, (…) o que leva a um aumento rápido e significativo do desempenho na sala de aula – sem mais estresse mental e sem um excesso de informações.”

Recomendado pela Fundação Comenius (Alemanha) como material exemplar.

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