Central de Ajuda da IntraAct
Aqui você encontra as principais perguntas e
respostas sobre o método IntraAct.
Com o método IntraAct, 80% dos alunos aprendem a ler em 4 – 5 meses, com até 1 hora de ensino diário. Ao final do 1º ano, 80% das crianças estão alfabetizadas.
O método IntraAct é neurociência aplicada, o que torna o aprendizado mais fácil, rápido e divertido. Ao ensinar por blocos de 4 letras de cada vez, ele evita sobrecarregar a criança, garantindo que o processo de aprendizagem seja leve e eficiente. Tornando assim, a experiência mais agradável, estimulante e eficaz, tanto para os alunos quanto para os educadores.
O método IntraAct gera um impacto positivo nos índices educacionais quando utilizado corretamente.
Em Alta Floresta-MT, por exemplo, o resultado do IDEB do município subiu devido ao comprometimento dos gestores, professores e pais ao longo de todo o processo de aprendizagem.Esse engajamento coletivo contribuiu para a melhoria significativa nos resultados de avaliações do município.
Com isso, em 2024, o Município recebeu o Selo Ouro de Compromisso Nacional com a Alfabetização, certificação do MEC (Ministério da Educação). Além disso, alguns municípios podem receber o ICMS Educacional, que é uma fração do ICMS destinado para o município a fim de incentivar o aprimoramento da educação nas escolas.
O sistema IntraAct Brasil vem acompanhado de um completo sistema de avaliação formativa e somativa, além de uma estrutura ágil e eficiente para a geração de dados.
Sim. O método IntraAct fornece as ferramentas essenciais para atender às diretrizes da BNCC, oferecendo suporte completo aos educadores na aplicação das exigências da legislação.
A Equipe Pedagógica do IntraAct oferece formação inicial completa para professores e gestores, além de disponibilizar uma formação gravada, individual, com certificação de 40h. A formação é organizada em 5 etapas, algumas exclusivamente com gestores e outras com professores e gestores.
Nossa Diretoria Pedagógica acompanha toda a formação dos professores no sistema IntraAct, orientando a correta aplicação do método. O suporte inclui treinamento inicial, materiais complementares e acompanhamento contínuo para assegurar a eficácia do ensino.
Um time experiente de professores acompanha as dúvidas ao longo do ano letivo, por meio de grupos e plantões periódicos.
De acordo com a pesquisa NPS (Net Promoter Score/2024), o índice de aprovação do método, pelos professores é de 87,08%.
Livro do aluno “Aprendendo a Ler”
Livro do aluno “Aprendendo a Escrever”
Livro do Professor com toda a fundamentação teórica
Caderno de Atividades Literárias
Sim, é necessário adquirir o kit completo.
Não. Além de aprender a ler e escrever, o aluno desenvolverá habilidades para construir narrativas, interpretar textos, ampliar o vocabulário e aprimorar o raciocínio lógico, tornando-se um leitor e escritor mais completo.
Escolas Municipais ou Estaduais: A Secretaria de Educação deve analisar e aprovar pedagogicamente o método para sua implantação. A Prefeitura pode adquirir os materiais e a formação diretamente com a Expansão Editora e Formação Ltda., empresa exclusiva do IntraAct no Brasil. Nesse caso, a compra pode ser feita sem licitação, conforme o art. 25, I da Lei nº 8.666/93.
Escolas Particulares: A aquisição pode ser feita diretamente com a Expansão Editora e Formação Ltda.
Basta entrar em contato com: contato@intraactbrasil.com.br
O envio do material didático é realizado para todo o Brasil, com prazo de entrega a combinar. O frete é cobrado separadamente e deve ser pago pelo cliente no momento da compra.
Para crianças auditivas, é essencial incorporar repetição de sons, facilitando a associação entre sons e letras, respeitando seu estilo de aprendizagem baseado em estímulos sonoros.
A escrita manual tem benefícios comprovados para o cérebro e as habilidades cognitivas. Ao escrever à mão, ativam-se áreas do cérebro responsáveis pela coordenação motora, memória e aprendizagem. Estudos demonstram que escrever manualmente melhora a memória, a retenção de informações e a compreensão, pois envolve múltiplos sentidos (visual, motor e tátil), fortalecendo as conexões neurais.
A prática da caligrafia também exige mais concentração, o que melhora o foco e o entendimento do conteúdo. No processo de alfabetização, ela promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas, memória de trabalho e leitura.
No método IntraAct, a caligrafia é usada para fortalecer a coordenação motora e melhorar a legibilidade e velocidade da escrita. O livro “Aprendendo a Escrever” segue os princípios neurocientíficos da aprendizagem, proporcionando um aprendizado gradual e seguro, com atividades que são essenciais para uma alfabetização completa.
Sim, no IntraAct cada exercício é essencial para a automatização do aprendizado. Pular etapas ou selecionar páginas pode comprometer essa base. A fluidez indica que a criança já dominou o bloco de letras e está pronta para avançar para o próximo. A repetição é necessária para garantir uma automatização segura. No entanto, a metodologia do IntraAct permite adaptar o ritmo de aprendizagem, permitindo que crianças que já leem com fluidez avancem mais rapidamente, podendo trabalhar individualmente ou em dupla para acompanhar sua velocidade de aprendizagem.
A ideia de que a leitura só acontece quando as palavras têm significado é uma pressuposição que não leva em conta os avanços mais recentes em neurociência. No método IntraAct, entendemos que o cérebro aprende a reconhecer e identificar palavras, como “rato”, sem depender do significado. A base desse processo está no modelo de Glaser (1989), detalhado na justificativa científica do método (Livro do Professor).
Esse pressuposto tradicional possui duas desvantagens principais:
Sobrecarga cognitiva: A introdução de muitas letras ao mesmo tempo pode gerar erros e dificultar a automatização, especialmente para alunos com dificuldades de aprendizagem. Memorização e adivinhação: Quando os alunos ficam sobrecarregados, tendem a adivinhar palavras, o que bloqueia a verdadeira aprendizagem da leitura, impedindo o desenvolvimento da habilidade de leitura eficiente e fluente.
O método IntraAct começa com fonemas simples, permitindo que as crianças compreendam a correspondência entre som e letra. Conforme avançam no livro “Aprendendo a Ler”, os alunos são introduzidos aos grafemas com pronúncias diferentes e aos fonemas representados por grafemas distintos. Esse processo acontece de forma gradual, por meio da prática de leitura das páginas.
Em estágios mais avançados, as crianças começam a reconhecer a pronúncia de palavras pelo contexto, superando a simples associação entre letra e som. Essa habilidade é desenvolvida por meio da leitura de frases e textos completos. O livro “Aprendendo a Escrever” oferece sequências de palavras que ajudam a treinar essas diferenças, com listas de palavras mais extensas, sem sobrecarregar a automatização do aprendizado. Assim, palavras mais complexas são introduzidas aos poucos.
O método IntraAct pode ser particularmente útil pois foca na automatização das habilidades de leitura através de práticas repetitivas e segmentadas. Além disso, o método incorpora estratégias que podem ser adaptadas às necessidades individuais de cada aluno, permitindo abordagens personalizadas. É importante seguir com o material da forma orientada, sem abreviações ou mesclas com outros materiais.
Alfabetização eficaz fundamentada na Neurociência Cognitiva e com resultados comprovados na prática.
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