Central de Ajuda da IntraAct
Aqui você encontra as principais perguntas e
respostas sobre o método IntraAct.
O método IntraAct pode ser aplicado por professores, pais, terapeutas e profissionais da educação desde que sigam o cronograma e a metodologia proposta para alcançar o resultado de crianças lendo em 4-5 meses e alfabetizadas em 1 ano.
Sim. A estrutura do método IntraAct pode ser aplicada em diferentes realidades educacionais, proporcionando uma base sólida para a aprendizagem e atendendo às diretrizes da BNCC. Com ele, gestores e educadores têm suporte para otimizar o ensino e melhorar o desempenho dos alunos, independentemente do tipo de instituição.
Para evitar a sobrecarga na memória da criança, orientamos seguir o cronograma de três tempos diários de 15 minutos, para aplicação do livro Aprendendo e Ler, com descanso de memória, estimulando assim a automatização do aprendizado. Para o livro Aprendendo a Escrever, recomendamos um tempo diário de até 15 minutos. O caderno de atividades literárias pode ser utilizado até três vezes na semana.
Não. O método IntraAct foi desenvolvido para alfabetizar qualquer aluno, independentemente de conhecimento prévio.
O período de 4-5 meses é baseado em nossa experiência com a aplicação do método em diversas localidades. O método IntraAct respeita o ritmo de cada criança, permitindo avanços apenas quando os blocos anteriores são assimilados com facilidade. Algumas crianças de 5 anos progridem rapidamente, enquanto outras precisam de mais tempo, e o método se adapta a esse processo individual, garantindo uma aprendizagem natural e eficiente.
Sim, o método IntraAct também é eficaz para pessoas que não foram alfabetizadas na idade adequada. Ele é utilizado para a recomposição da aprendizagem, ajudando a desenvolver a fluência na leitura, mesmo em pessoas que tiveram dificuldades na alfabetização e estão em idades mais avançadas.
O método IntraAct pode ser utilizado por educadores comprometidos a seguir as etapas e práticas recomendadas, respeitando o ritmo e as características individuais de cada aluno para alcançar o objetivo da alfabetização. Portanto, pode sim ser aplicado em casa.
Sim, o método IntraAct é eficaz para ensinar português à estrangeiros. A abordagem concentra-se na automação e repetição, o que facilita o aprendizado de novos idiomas. A utilização de recursos visuais e a repetição estruturada ajudam os aprendizes a superarem as barreiras linguísticas de forma progressiva. O método tem sido bem-sucedido em várias situações, incluindo com crianças indígenas, haitianos, venezuelanos, paraguaios e japoneses, que aprenderam o português com o método IntraAct.
Embora ainda não haja detalhes específicos sobre o uso do método IntraAct na APAE, o método permite, facilmente, adaptações e individualizações recomendadas para alunos com necessidades especiais. A aplicação de qualquer método educacional em contextos como o da APAE requer ajustes como o uso de mais recursos visuais, táteis e repetições adaptadas. Nas escolas o método é usado em salas de AEE e em recomposição de aprendizagem.
No início do processo de alfabetização, recomenda-se o uso das letras de forma, pois são mais simples e claras para o reconhecimento dos alunos. As letras de forma são menos complexas que as cursivas, facilitando a compreensão e imitação pelas crianças que estão começando a aprender a ler e escrever. Com o tempo, deve-se introduzir a letra cursiva, sendo necessário que as crianças primeiro treinem os movimentos para se familiarizar com a escrita manuscrita e preparar a mão para os traços mais delicados dessa forma de caligrafia.
A exposição do alfabeto na sala de aula deve ser feita de forma clara e acessível, preferencialmente em um local de fácil visualização para todos os alunos. O professor pode organizar o espaço de modo que as letras sejam apresentadas, conforme são introduzidas ao longo do conteúdo do livro “Aprendendo a Ler”. Além disso, é possível utilizar cartazes com todas as letras do alfabeto desde o início das aulas, proporcionando uma referência constante para os alunos. Esse material é disponibilizado na formação gravada do IntraAct.
Os quadrados coloridos geram o apagamento da memória de curto prazo, que tem como objetivo estimular o armazenamento, na memória de longo prazo.
A Janelinha de Leitura é utilizada para ajudar no foco e na automatização da leitura. Ela isola partes do texto, permitindo que a criança se concentre em pequenos trechos, como blocos de letras ou palavras, sem distrações. Ela direciona o olhar e evita que a criança pule ou troque letras e palavras. Além disso, contribui para a memorização e fixação da leitura na memória de longo prazo.
No método IntraAct, a criança primeiro automatiza a leitura antes de iniciar a escrita. Isso garante que ela assimile o conteúdo de forma segura, sem sobrecarregar a memória de curto prazo. O cronograma de aplicação orienta esse processo, recomendando que crianças com atraso no neurodesenvolvimento concluam a leitura antes de começar a escrita, facilitando um aprendizado mais eficiente e natural.
É comum que as crianças esqueçam o que aprenderam rapidamente, especialmente se o conteúdo não for revisado. Para ajudar a consolidar o aprendizado, a repetição e a regularidade são fundamentais. Os melhores resultados com o método IntraAct são obtidos quando a prática é diária, com sessões de 15 minutos para evitar sobrecarregar cerebral. Após esse tempo, recomenda-se fazer uma pausa ou realizar outra atividade antes de retornar à aprendizagem, ajudando a fixar o conteúdo na memória de longo prazo.
Alfabetização eficaz fundamentada na Neurociência Cognitiva e com resultados comprovados na prática.
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