Central de Ajuda da IntraAct

Como podemos lhe ajudar?

Aqui você encontra as principais perguntas e
respostas sobre o método IntraAct.

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O que é o método IntraAct?

O IntraAct é um método de alfabetização baseado na Neurociência Cognitiva, que acelera e facilita a aprendizagem da leitura e da escrita. Com estratégias inovadoras, permite que crianças leiam em 4 a 5 meses e se alfabetizem completamente em um ano.

Como o IntraAct se diferencia dos métodos tradicionais de alfabetização?

A maior diferença desse método é a certeza de uma alfabetização eficiente, rápida e segura. O IntraAct foi desenvolvido para atender crianças com dificuldades de aprendizagem e conquistou a sala de aula regular, proporcionando resultados impressionantes. Com uma abordagem baseada na neurociência, psicologia e didática, o método não apenas ensina a ler e escrever, mas também considera a forma como cada aluno processa e vivencia o aprendizado da leitura e escrita. Isso garante uma experiência positiva, fortalece a autoestima e potencializa o desempenho escolar.

Posso alfabetizar usando o método IntraAct e outro método juntos?

Pela nossa experiência e para o entendimento dos alunos é melhor que seja aplicado somente o método IntraAct no momento da alfabetização. O IntraAct leva em consideração o DNA sonoro do português e evita as sobrecargas causadas por outros métodos, justamente por seu baseado na neurociência. A mescla de métodos pode retardar o alcance dos resultados. Todavia, o professor pode permanecer utilizando os materiais de costume, das outras áreas do conhecimento. Bem como recomendamos que faça leitura em voz alta diariamente.

O método IntraAct é baseado em quais fundamentos científicos?

O método IntraAct é baseado nas mais recentes descobertas da neurociência, especificamente na teoria da “Visual Word Form Area” (VWFA), que é responsável pelo reconhecimento visual das palavras no cérebro. Ao aplicar repetição e foco, o método permite a automatização dos processos de leitura e escrita. Ele respeita os estágios naturais de desenvolvimento cerebral, sem sobrecarregar a memória de curto prazo do aprendiz. Alguns materiais de referência para o método são:

  • Aprendendo a Ler e Escrever segundo o método IntraAct – Livro do professor – FRITZ, Jansen et al.
  • The Impact of Promoting Transcription on Early Text Production: Effects on Bursts and Pauses, Levels of Written Language, and Writing Performance
  • Controlled and Automatic Human Information Processing: II. Perceptual Learning, Automatic Attending, and a General Theory – SHIFFRIN, Richard et al.
  • Corrigendum: Ending the Reading Wars: Reading Acquisition From Novice to Expert – CASTLES, Anne et al. 

Qual a idade ideal para iniciar a alfabetização com o IntraAct? Existe uma idade limite para o aprendizado com o método?

O método IntraAct pode ser iniciado a partir dos 5 anos de idade, quando a criança já possui maturidade para reconhecer sons e símbolos. No entanto, sua abordagem adaptável permite que seja utilizado tanto na educação infantil quanto com adolescentes e adultos que enfrentaram dificuldades de alfabetização. Não há um limite de idade, pois o método é eficaz em qualquer fase, garantindo um aprendizado eficiente e personalizado para cada aluno.

O IntraAct pode ser aplicado em crianças com dificuldades de aprendizagem ou deficiência?

Sim! O método IntraAct foi desenvolvido na Alemanha para alfabetizar crianças com atraso no neurodesenvolvimento como dislexia, autismo e TDAH, demonstrando resultados excepcionais também entre crianças sem dificuldades de aprendizagem e acelerando significativamente o processo de alfabetização. O método é geralmente aplicado em salas de reforço (recomposição da aprendizagem) e turmas de AEE.

O método IntraAct é fônico ou global?

O método IntraAct não se encaixa diretamente nas categorias tradicionais de fônico ou global. Embora ele ensine a conexão entre o som da letra (fonema) e o símbolo (grafema), que é um princípio do método fônico, ele vai além dessa abordagem. Baseado nos resultados da neurociência, o método foca em como o cérebro processa e aprende novas informações, permitindo uma alfabetização mais profunda. Na primeira fase, a aprendizagem acontece sem o significado (como defendido por Glaser e Glaser, 1989). Somente após a automatização do processo técnico de ler e escrever é que o cérebro se dedica ao processamento do significado. Essa estratégia, fundamentada em princípios neurocientíficos, faz com que o IntraAct seja melhor descrito como neurociência aplicada, superando as categorias tradicionais de alfabetização. o IntraAct adota uma abordagem gradual, começando com a introdução de blocos de fonemas e grafemas e progredindo de forma estruturada para a leitura e escrita completas. A diferenciação ocorre no fato de que o IntraAct integra neurociência e pedagogia comportamental, evitando a sobrecarga do cérebro. O método utiliza 3 materiais didáticos básicos: o livro “Aprendendo a Ler” e “Aprendendo a Escrever”, e como apoio, o “Caderno de Atividades Literárias”.

O método IntraAct ensina apenas a ler?

Não, o IntraAct não se limita a ensinar a ler. Ele também oferece soluções para o ensino da escrita e formação literária. Assim como na leitura, o método busca criar um processamento rápido e eficiente através da automatização. Esse processo permite que a criança desenvolva tanto as habilidades de leitura quanto de escrita de forma integrada e profunda.

Porque o método IntraAct ensina a ler e escrever em blocos de 4 letras?

No método IntraAct, a aprendizagem em blocos e a repetição estruturada ajudam a fortalecer as conexões no córtex neural, facilitando a automação da leitura e o armazenamento das informações na memória de longo prazo. Isso permite que o aprendizado ocorra de maneira mais natural e eficiente. Os blocos são organizados conforme a facilidade fonética.

Qual o diferencial do método IntraAct para a escrita?

O livro do IntraAct “Aprendendo a Escrever” segue a mesma abordagem eficaz do método de leitura, baseada em dois princípios fundamentais:

(1) Desenvolver habilidades de forma separada, permitindo que cada sistema seja aprimorado antes de serem integrados. 

(2) Utilizar a automatização como ferramenta principal, garantindo um aprendizado mais rápido e preciso. Esse mecanismo, cientificamente comprovado, permite processar informações 20 vezes mais rápido, com menos erros e com o córtex frontal livre para atividades cognitivas mais complexas, como compreensão e significado. 

Porém, a escrita é ainda mais desafiadora que a leitura, pois envolve não apenas o reconhecimento de símbolos e sua associação com significados, mas também a coordenação motora para escrever corretamente letras, palavras e frases. 

O grande desafio está em automatizar a base ortográfica. O método IntraAct se alinha com descobertas neurocientíficas sobre a Visual Word Form Area (VWFA), a área do cérebro responsável pela memorização visual de palavras. Assim, o aprendizado da escrita se torna mais intuitivo e eficiente. 

Na prática, o IntraAct reforça temas ortográficos através de ditados estrategicamente elaborados, permitindo que a memorização visual e a ortografia sejam consolidadas de maneira natural e duradoura. 

O resultado são crianças que, já no primeiro ano, conseguem ler e escrever com segurança e com a ortografia correta, preparando-se para aprender as regras ortográficas com muito mais facilidade no futuro.

Implemente o programa IntraAct na sua escola!