Central de Ajuda da IntraAct
Aqui você encontra as principais perguntas e
respostas sobre o método IntraAct.
O IntraAct é um método de alfabetização baseado na Neurociência Cognitiva, que acelera e facilita a aprendizagem da leitura e da escrita. Com estratégias inovadoras, permite que crianças leiam em 4 a 5 meses e se alfabetizem completamente em um ano.
A maior diferença desse método é a certeza de uma alfabetização eficiente, rápida e segura. O IntraAct foi desenvolvido para atender crianças com dificuldades de aprendizagem e conquistou a sala de aula regular, proporcionando resultados impressionantes. Com uma abordagem baseada na neurociência, psicologia e didática, o método não apenas ensina a ler e escrever, mas também considera a forma como cada aluno processa e vivencia o aprendizado da leitura e escrita. Isso garante uma experiência positiva, fortalece a autoestima e potencializa o desempenho escolar.
Pela nossa experiência e para o entendimento dos alunos é melhor que seja aplicado somente o método IntraAct no momento da alfabetização. O IntraAct leva em consideração o DNA sonoro do português e evita as sobrecargas causadas por outros métodos, justamente por seu baseado na neurociência. A mescla de métodos pode retardar o alcance dos resultados. Todavia, o professor pode permanecer utilizando os materiais de costume, das outras áreas do conhecimento. Bem como recomendamos que faça leitura em voz alta diariamente.
O método IntraAct é baseado nas mais recentes descobertas da neurociência, especificamente na teoria da “Visual Word Form Area” (VWFA), que é responsável pelo reconhecimento visual das palavras no cérebro. Ao aplicar repetição e foco, o método permite a automatização dos processos de leitura e escrita. Ele respeita os estágios naturais de desenvolvimento cerebral, sem sobrecarregar a memória de curto prazo do aprendiz. Alguns materiais de referência para o método são:
O método IntraAct pode ser iniciado a partir dos 5 anos de idade, quando a criança já possui maturidade para reconhecer sons e símbolos. No entanto, sua abordagem adaptável permite que seja utilizado tanto na educação infantil quanto com adolescentes e adultos que enfrentaram dificuldades de alfabetização. Não há um limite de idade, pois o método é eficaz em qualquer fase, garantindo um aprendizado eficiente e personalizado para cada aluno.
Sim! O método IntraAct foi desenvolvido na Alemanha para alfabetizar crianças com atraso no neurodesenvolvimento como dislexia, autismo e TDAH, demonstrando resultados excepcionais também entre crianças sem dificuldades de aprendizagem e acelerando significativamente o processo de alfabetização. O método é geralmente aplicado em salas de reforço (recomposição da aprendizagem) e turmas de AEE.
O método IntraAct não se encaixa diretamente nas categorias tradicionais de fônico ou global. Embora ele ensine a conexão entre o som da letra (fonema) e o símbolo (grafema), que é um princípio do método fônico, ele vai além dessa abordagem. Baseado nos resultados da neurociência, o método foca em como o cérebro processa e aprende novas informações, permitindo uma alfabetização mais profunda. Na primeira fase, a aprendizagem acontece sem o significado (como defendido por Glaser e Glaser, 1989). Somente após a automatização do processo técnico de ler e escrever é que o cérebro se dedica ao processamento do significado. Essa estratégia, fundamentada em princípios neurocientíficos, faz com que o IntraAct seja melhor descrito como neurociência aplicada, superando as categorias tradicionais de alfabetização. o IntraAct adota uma abordagem gradual, começando com a introdução de blocos de fonemas e grafemas e progredindo de forma estruturada para a leitura e escrita completas. A diferenciação ocorre no fato de que o IntraAct integra neurociência e pedagogia comportamental, evitando a sobrecarga do cérebro. O método utiliza 3 materiais didáticos básicos: o livro “Aprendendo a Ler” e “Aprendendo a Escrever”, e como apoio, o “Caderno de Atividades Literárias”.
Não, o IntraAct não se limita a ensinar a ler. Ele também oferece soluções para o ensino da escrita e formação literária. Assim como na leitura, o método busca criar um processamento rápido e eficiente através da automatização. Esse processo permite que a criança desenvolva tanto as habilidades de leitura quanto de escrita de forma integrada e profunda.
No método IntraAct, a aprendizagem em blocos e a repetição estruturada ajudam a fortalecer as conexões no córtex neural, facilitando a automação da leitura e o armazenamento das informações na memória de longo prazo. Isso permite que o aprendizado ocorra de maneira mais natural e eficiente. Os blocos são organizados conforme a facilidade fonética.
O livro do IntraAct “Aprendendo a Escrever” segue a mesma abordagem eficaz do método de leitura, baseada em dois princípios fundamentais:
(1) Desenvolver habilidades de forma separada, permitindo que cada sistema seja aprimorado antes de serem integrados.
(2) Utilizar a automatização como ferramenta principal, garantindo um aprendizado mais rápido e preciso. Esse mecanismo, cientificamente comprovado, permite processar informações 20 vezes mais rápido, com menos erros e com o córtex frontal livre para atividades cognitivas mais complexas, como compreensão e significado.
Porém, a escrita é ainda mais desafiadora que a leitura, pois envolve não apenas o reconhecimento de símbolos e sua associação com significados, mas também a coordenação motora para escrever corretamente letras, palavras e frases.
O grande desafio está em automatizar a base ortográfica. O método IntraAct se alinha com descobertas neurocientíficas sobre a Visual Word Form Area (VWFA), a área do cérebro responsável pela memorização visual de palavras. Assim, o aprendizado da escrita se torna mais intuitivo e eficiente.
Na prática, o IntraAct reforça temas ortográficos através de ditados estrategicamente elaborados, permitindo que a memorização visual e a ortografia sejam consolidadas de maneira natural e duradoura.
O resultado são crianças que, já no primeiro ano, conseguem ler e escrever com segurança e com a ortografia correta, preparando-se para aprender as regras ortográficas com muito mais facilidade no futuro.
Alfabetização eficaz fundamentada na Neurociência Cognitiva e com resultados comprovados na prática.
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