No dia 30 de abril de 2025, a cidade de Quitandinha, no Paraná, sediou uma importante formação voltada à qualificação dos profissionais da educação da rede municipal, estadual e da APAE. Promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Educação, a capacitação teve como tema central “O Método IntraAct e a Neurociência Cognitiva na Alfabetização”.
O encontro aconteceu no Salão Paroquial do município e reuniu professores, coordenadores, gestores escolares e estudantes da área da educação. O objetivo principal foi apresentar uma abordagem inovadora de alfabetização fundamentada em descobertas da neurociência, que respeita o ritmo de aprendizagem de cada aluno, promovendo um ensino mais eficaz, inclusivo e humanizado.
Durante a formação, os participantes foram introduzidos ao Método IntraAct — uma metodologia de ensino com mais de 40 anos de pesquisa, desenvolvida na Alemanha e validada internacionalmente. A palestrante destacou os fundamentos científicos por trás do método, explicando como o cérebro processa a linguagem e como esse conhecimento pode ser aplicado na prática pedagógica para acelerar e qualificar a alfabetização.
Um dos pontos altos do evento foi a demonstração prática dos materiais didáticos do IntraAct, como o uso dos quadradinhos coloridos, os blocos de letras, a janelinha de leitura e os exercícios estruturados para desenvolver a leitura e escrita com foco, ritmo e memorização. Também foi evidenciado o impacto positivo do método em alunos com dificuldades de aprendizagem, TDAH e TEA, mostrando que todos podem aprender quando o ensino respeita suas particularidades.
A Secretária de Educação de Quitandinha destacou o compromisso do município com a formação continuada dos docentes e com a adoção de práticas baseadas em evidências. “Estamos investindo na transformação da educação por meio do conhecimento científico e na valorização dos nossos educadores, para garantir um futuro com mais oportunidades para nossas crianças”, declarou.
Com ações como essa, Quitandinha reafirma seu protagonismo na valorização do ensino de qualidade e na construção de uma educação mais equitativa e acessível para todos.