O IntraAct é um método sem limite de idade

Ao abordar o processo de alfabetização, é comum que se associe essa etapa exclusivamente à infância. No entanto, os desafios da leitura e da escrita não pertencem apenas aos primeiros anos escolares — e é justamente nesse ponto que o método IntraAct se diferencia: trata-se de uma abordagem eficaz e estruturada, com base científica, que pode ser aplicada em qualquer faixa etária.

Fundamento neurocientífico: como o cérebro aprende, independentemente da idade

O IntraAct foi desenvolvido a partir da neurociência cognitiva, respeitando os mecanismos naturais de funcionamento cerebral. Isso significa que sua aplicação está centrada na forma como o cérebro humano, em qualquer fase da vida, organiza, armazena e automatiza informações. Ao invés de seguir uma lógica etária, o método prioriza o ritmo individual do aprendiz, promovendo um percurso de ensino personalizado e altamente eficiente.

Ao alfabetizar uma criança, um adolescente ou um adulto, o que muda não é o funcionamento do cérebro, mas sim as experiências prévias, os bloqueios emocionais e os contextos sociais envolvidos. O IntraAct considera esses fatores e oferece uma jornada de aprendizagem acessível, segura e motivadora para todos.

Neuroplasticidade e recomeço: por que nunca é tarde para aprender

Diversos estudos já comprovaram a neuroplasticidade do cérebro — a capacidade que temos de formar novas conexões neuronais ao longo da vida. Essa plasticidade é a base que sustenta a efetividade do IntraAct em públicos diversos. Ao ativar a consciência fonológica e a relação som–grafema de maneira estruturada, o método cria rotas de leitura e escrita que podem ser fortalecidas mesmo em adultos que enfrentaram lacunas na educação básica.

Além disso, o uso da “janelinha de leitura”, da automonitoria atencional e da aprendizagem multissensorial ajuda a eliminar vícios cognitivos e a reorganizar o processamento da informação — elementos essenciais para quem precisa reaprender a ler ou escrever.

Da educação infantil à EJA: um método para todos os tempos da vida

O IntraAct pode ser iniciado com crianças a partir dos 5 anos de idade, respeitando a maturação cognitiva necessária para a alfabetização. No entanto, também é altamente indicado para:

  • Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Alunos em processo de recomposição de aprendizagem;
  • Pessoas com histórico de não alfabetização ou baixa proficiência;
  • Pessoas com dislexia, TDAH ou no espectro autista, que apresentam desafios no processo de aprendizagem.
  • Públicos em contextos de privação de liberdade ou vulnerabilidade social.

Em todos esses perfis, o método oferece um caminho de reabilitação cognitiva, autoestima educacional e, principalmente, autonomia.

Aprender a ler não é uma questão de idade — é uma questão de método

Alfabetizar alguém em qualquer fase da vida é, antes de tudo, devolver a essa pessoa o direito de compreender o mundo com mais profundidade, de se expressar com clareza e de acessar oportunidades com liberdade. O IntraAct foi pensado para isso: construir leitores e escritores, independentemente da idade ou do histórico escolar.

Com base em evidências científicas, estrutração pedagógica e foco no desenvolvimento pleno do sujeito, o IntraAct não tem prazo de validade — tem propósito.

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