Joaçaba testa método de alfabetização IntraAct

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Uma proposta de alfabetização que respeita o funcionamento do cérebro de quem aprende. Essa é uma das características do método de alfabetização IntraAct, desenvolvido na Alemanha, que já vem apresentando bons resultados em escolas do Brasil e que, nesta segunda-feira (15), começa a ser testado em unidades escolares de Joaçaba.

O método foi apresentado à Secretaria de Educação de Joaçaba pelo vereador Rodrigo Pedrini (PL) no início deste ano. A proposta do novo método interessou e a secretaria de Educação se dispôs a testá-lo. Alguns professores receberam treinamento on-line e, duas turmas, uma na Escola Nuperajo e uma Rotary já estão participando de um projeto piloto. Segundo informações da Coordenadora de Educação Infantil e Educação Especial, Candida Aparecida da Rosa Padilha, uma turma de Educação Especial do Rotary também integra o grupo do Projeto Piloto.

O vereador ressalta que o método IntraAct foi desenvolvido para facilitar a alfabetização de crianças com dificuldades no processo de aprendizagem como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). No entanto, observou, ao longo de muitos anos de pesquisas, que quando aplicado em crianças sem dificuldade, o aprendizado ocorria de maneira fácil e mais rápida que os métodos tradicionais. No Brasil o método já vem sendo utilizado com sucesso em algumas cidades.

“Fico extremamente feliz pela administração, na pessoa da Secretária de Educação Rosane Kunen, ter aceito minha sugestão e estar abrindo portas para novas formas de alfabetização”, disse vereador Rodrigo. Segundo Candida, os resultados só poderão ser mensurados após pelo menos 4 a 5 meses de ensino. (Fonte Câmara de Vereadores de Joaçaba)

Fonte: https://raizesdiario.com.br/joacaba-testa-metodo-de-alfabetizacao-intraact/

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