Alta Floresta apresenta resultados do Método IntraAct Brasil no 38º Congresso Mineiro de Municípios

Publicado em:

Alta Floresta esteve presente no 38º Congresso Mineiro de Municípios. Nesta quarta-feira (10), a secretária de educação Lucinéia Martins de Matos Mazzoni e a professora Irene Mendes Duarte apresentaram os resultados do Método IntraAct Brasil para muitos municípios de Minas Gerais.

Considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de 10 mil pessoas, o 38º Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

Com o tema: “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), aconteceu nos dias 09 e 10, no Expominas, em Belo Horizonte.

Investir em educação é investir no futuro da nossa gente, principalmente das nossas crianças, por isso, Alta Floresta se destaca mais uma vez pelos ótimos resultados na educação, por estar fazendo muito bem o dever de casa.

As ações eficientes da Secretaria de Educação têm proporcionado uma constante evolução. Através de uma política pública definida, o município tem conseguido contornar as adversidades.

Durante a palestra, foi exibido um vídeo institucional destacando os resultados do Programa Alfabetiza Alta Floresta com o Método IntraAct Brasil. Nos anos de 2020 e 2021, no período pandêmico, o índice de crianças alfabetizadas segundo levantamento da Secretaria de Educação era de apenas 35%.

Foi a partir da implantação do Método IntraAct Brasil que Alta Floresta começou a mudar este cenário e o município conta com 98% das crianças alfabetizadas. Alta Floresta é a primeira cidade brasileira a receber o IntraAct Brasil em suas salas de aula.

De acordo com a Secretaria de Educação, Alta Floresta encerrou o ano de 2022 com 73% das crianças do 1º ano do ensino fundamental lendo de forma fluente. Já o levantamento realizado com alunos do segundo ano do ensino fundamental apontou para um índice de 83% como leitores fluentes.

Além dos investimentos em sala de aula, Alta Floresta renovou a frota escolar com a aquisição de 31 novos ônibus, para proporcionar segurança, conforto e qualidade para mais de 500 alunos atendidos diariamente.

“Apresentar em Minas Gerais os nossos resultados, que foram implantados através do Programa Alfabetiza Alta Floresta, que nos trouxe o método IntraAct Brasil é inexplicável e de uma significância gigantesca para nosso município, pois ali estavam prefeitos, vereadores, secretários de educação de outros municípios participando da palestra. Para nós é uma satisfação muito grande, uma expectativa que a janelinha do método abril para Alta Floresta”, disse a Secretária de Educação.

“Apresentarmos os resultados de Alta Floresta, foi um momento especial para nós de divulgar o nosso município, os níveis de alfabetização que nós alcançamos, onde a prefeitura através da secretaria municipal de educação pode olhar as crianças do município e dar para elas dignidade, condições de serem leitores fluentes então, isso é uma política pública que o seu valor é imensurável”, frisou Irene Duarte.

Na quarta-feira (9) a secretária de educação Lucineia Martins de Matos e a coordenadora do Programa Alfabetiza Alta Floresta, Irene Duarte, visitaram a cidade de São Domingos da Prata. Nesta quinta-feira (11) visitarão a cidade de Moema e Nova Serrana para apresentar os resultados do Programa Alfabetiza Alta Floresta, principalmente do Método IntraAct Brasil.

“Os cuidados com as nossas crianças são diários e contínuos, estamos mostrando que é possível superar os desafios e alcançar resultados que vão além dos números, envolve respeito às famílias, o nosso compromisso é com o futuro das nossas crianças”, disse o prefeito Valdemar Gamba.

Conteúdos relacionados